Você acha que é justo?

4 de February de 2010 at 5:33 pm | Posted in libertarianismo | Leave a comment

“Você acha que é justo as pessoas de uma pequena cidade não terem acesso a celular enquanto as grandes possuem?”

Hoje é essa a pergunta que fazem os defensores do Estado Necessário – nem o mínimo, nem o máximo, mas aquele regulador que corrige as falhas do mercado.

Em outros tempos de nosso Brasil a discussão vigente era ser justo o norte e o interior do Brasil ficar desprovido de mão-de-obra, uma vez que, proibida a escravização de índios, poucos eram os que forneciam escravos negros para além do litoral. A corte resolveu o problema colocando cláusulas para que as companhias concessionárias que exploravam o comércio de drogas do sertão tivessem a obrigação de fornecer um número x de escravos para as regiões prejudicadas. Era o Estado necessário agindo em interesse de seus cidadãos desfavorecidos. Você acha que é justo?

 A pergunta inicial poderia ser reformulada nos seguintes termos: “Você acha que é justo alguém ser obrigado a fornecer a outrem o seu trabalho?”.

O escravo era obrigado a fornecer seu trabalho. As companhias eram obrigadas a uma atividade comercial: fornecer escravos. A ideia que justificava essa situação era de que a vida do escravo não era dele. A atividade também não era das concessionárias. As duas coisas só eram possíveis porque o dono permitia e os termos dessa permissão, claro, cabiam a ele.

Hoje o dono continua dono. Nada pertence a nós que não seja dado por ele. O dono distribui como lhe convém as concessões para comunicar. O dono libera o que convém para podermos consumir. O dono retira o que lhe convém do nosso trabalho. Para alguns esse dono é necessário, porque se formos nosso próprio dono, o mundo será injusto.

Você acha que é justo?

Leave a Comment »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.
Entries and comments feeds.

%d bloggers like this: