os Relacionados e os Desempresados

24 de April de 2009 at 3:52 am | Posted in crise! | Leave a comment

Quem visse hoje a audiência pública da ALMG sobre os efeitos da crise para a micro e pequena empresa perceberia rapidamente que a verdadeira intenção por trás de grandes programas de incentivos e financiamento (como os que vêm pipocando de Brasília ultimamente) passa longe de ser a salvaguarda dos empregos, do interesse público ou do bem geral (seja lá o que for isso).

Os assuntos mudam se estamos tratando de siderúrgicas, construturas ou mineradoras, sempre muito bem relacionadas, ou se estamos reunidos com o seu zé que vende couves na porta de casa, tentando escapulir do fiscal da prefeitura.

No evento dos grandes, ouvimos pedidos de intervenção: investimentos, incentivos, protecionismo e similares. No evento dos pequenos, ouvimos pedidos de desregulamentação: relaxamento dos alvará, mudança no plano diretor para ampliar as áreas comerciais, diminuição do número de procedimentos, certidões, mudança da data de pagamento de tributos para não coincidir com outras obrigações. Coisas simples, de desburocratização. E a grande reclamação dos pequenos foi justamente essa: para as grandes empresas, passar pela crise é fácil – o governo está lá dando todo o suporte, voltando todas as atenções e todos os recursos do BNDS. Para a pequena empresa, responsável por 60% dos empregos, as coisas são bem diferentes. Um dos senhores lá presentes se disse “desempresado” – lutando parar superar todas as adversidades impostas pelo estado, acabou tendo seu estabelecimeto desapropriado por uma obra pública, sem indenização. Ele, desempresado. Outros 20, desempregados. Pena. Mas é que seu Zé das Couves não garante nem reeleição, nem propina de licitação.

Leave a Comment »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.
Entries and comments feeds.

%d bloggers like this: