Mais sobre o acordo ortográfico

16 de April de 2009 at 3:06 am | Posted in campanhas, legislação, programas governamentais | 1 Comment

Somos mesmo muito pacatinhos. No Brasil, tiraram o trema da linguiça e ninguém chiou. Em Portugal, quem diria, surge uma manifestação.  Se a manifestação portuguesa vingar – e eu espero realmente que vingue – vamos ter gasto, à toa, alguns míseros milhões do orçamento do Ministério da Educação (e seus similares estaduais e municipais) para a atualização dos livros didáticos das escolas públicas. Isso fora outros custos vários, que já abordei aqui.

No Brasil, entretanto, ninguém parece se importar com desperdícios. Em Portugal, por outro lado, foi a percepção dos custos que moveu Vasco Graça Moura, o escritor e europarlamentar português, a iniciar o abaixo-assinado. O link para um excelente artigo de Vasco é este, mas deixo de quebra um parágrafo bastante pertinente:

Com efeito, os editores de livros escolares continuam aflitos e perplexos, à espera de instruções do ministério que não chegam apesar das suas solicitações e insistências, na perspectiva de consideráveis aumentos dos custos de reconversão e de produção de livros e manuais escolares. Em correspondência, o País em geral integra essa outra perspectiva, ainda mais gravosa, de a curto prazo tudo isso se repercutir em considerável acréscimo de despesas para as famílias nestes tempos de crise negra que ainda virá a agravar-se durante longos meses. Assim serão deitados ao lixo muitos milhões de euros, entre os preços pagos pelos novos livros e os valores perdidos pelos que ficam inutilizados. Admira até que certos partidos políticos, tão azedamente susceptíveis em matéria de despesas injustificadas, não tenham começado já a protestar.

 

1 Comment »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] A sociedade civil organizada e o acordo ortográfico Abril 16, 2009 Posted by claudio in Uncategorized. Tags: acordo ortográfico, grupos de interesse, rent-seeking trackback Qual o custo-benefício para o brasileiro de um acordo como esta maluquice que ora se impõe – dentre tantas outras imposições do governo aos “pagadores de impostos” (vulgo “contribuintes”)? Esta é uma boa pergunta. Enquanto isto, em Portugal, percebe-se melhor o custo disto. […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.
Entries and comments feeds.

%d bloggers like this: